Olá, este é mais um tutorial da Criar Impacto do Brasil sobre como criar um banco de dados MySQL usando o painel de controle cPanel. Este processo leva poucos minutos e é bastante simples. O MySQL é atualmente o banco de dados mais usado no mundo. Uma ferramenta bastante estável e poderosa.
O que é o banco de dados MySQL?
Os bancos de dados MySQL são necessários para executar muitos aplicativos baseados na Web, como painéis informativos, sistemas de gerenciamento de conteúdo e carrinhos de compras online.
O que preciso para seguir este tutorial?
Acesso com Login e Senha ao cPanel.
VAMOS COMEÇAR!
Acesse o Painel cPanel.
Dentro do cPanel, desça a tela até encontrar “Banco de dados” e clique em “Banco de dados MySQL”.
Escolha o nome que dará ao seu banco de dados. Evite usar nomes com acentos ou caracteres especiais ao operar banco de dados.
O nome terá como prefixo o seu nome de usuário do WHM/cPanel.
No nosso exemplo o nome será “bancodosite”. Assim o nome ficará “usuário no cpanel” + _ + “nome dado ao banco de dados”.
Clique em seguida em Criar banco de dados.
Você receberá uma mensagem de êxito. Acompanhe estes passos na imagem abaixo:
ATENÇÃO: A criação do banco de dados possui um limite dependendo da sua conta de hospedagem. Pode variar de 2 ao ilimitado. Atingindo a cota não será possível criar mais bancos de dados a não ser que remova outro banco de dados.
Criando um usuário para acessar o Banco de dados
É necessário agora criar um usuário para operar esse banco de dados. Você pode usar um usuário já existente para operar um banco de dados. Neste caso é importante que se lembre sempre do nome e senha deste.
Nesse exemplo daremos o nome “usuario”. Lembre-se que todos os usuários criados também possuirão o prefixo do usuário cPanel. Ficará assim “Usuário Cpanel + _ + O nome que der”. Em seguida escolha uma senha para esse usuário e confirme a mesma abaixo.
Adicionando ao Banco de Dados o Usuário
Agora que o usuário foi devidamente criado, você precisa adicionar este usuário ao banco de dados desejado. Lembre-se também de dar para este usuário os privilégios que ele possuirá adequados. Há uma opção que marca todos os privilégios para agilizar o processo caso deseje marcar todos. Veja na imagem abaixo:
Parabéns, pode clicar em voltar pois o banco de dados e o usuário deste banco foram criados com êxito.